terça-feira, 21 de outubro de 2008

Uma comédia chamada Vasco da Gama

Vasco da Gama foi um importante navegador português que descobriu o caminho para as Índias.
Vasco da Gama também é o nome de um importante (ou nem tanto) clube brasileiro, que no futebol conquistou títulos como o campeonato nacional (4), libertadores da América e a extinta Copa Mercosul.
Porém, a atualidade não condiz com este time. Antes de mais nada devo dizer que sou flamenguista, para não parecer um choro, um último suspiro de lamentação.
Tive a oportunidade (infeliz) de acompanhar (pelo rádio) o "Clássico dos Milhões", que foi disputado no último domingo. E a partida fez jus ao apelido.
Foram milhões de passes errados, de chutes para fora, de lances horríveis, de faltas covardes, resultando inclusive em um jogador expulso.
E o Vasco teve superioridade numérica (única e exclusivamente numérica) durante cerca de meia hora. E foi protagonista de um espetáculo medonho.
Como torcedor do Flamengo, quero muito que o Vasco se arrebente na Série B (como passou a ser chamada a segunda divisão, pois o termo 'segunda divisão' ficou tão fajuto e tão ironizado que é ridículo dizer que Palmeiras, Grêmio e Atlético-MG foram campeões e Corinthians, Botafogo e Fluminense também disputaram).
Porém, como carioca não quero ver mais um clube do Rio longe da nata do futebol nacional.
Ainda assim, sinto informar aos vascaínos: a situação é trágica. Não bastassem as horripilantes (e eu estou sendo bonzinho!) atuações do time (com Jorge Luiz protagonizando as maiores trapalhadas do campeonato), o clube também vive um momento político conturbado.
Primeiro se mete na política um cara que nunca foi síndico de prédio. Depois, o marginal do ex-presidente ameaça o atual. Aonde isso vai parar? Será que eles vão disputar uma queda de braço e, quem ganhar fica no Vasco? Duvido.

A verdade, nua e crua, é que o CR Vasco da Gama era presidido por um mafioso que vendeu o clube para o diabo no fim da década de 90 e, desde seu último título nacional está pagando as contas. Então, apareceu um leigo para tirar o time do buraco. E agora o ex traz mais problemas e a torcida só se manifesta contra.
Digo, como apreciador do futebol e carioca, que é melhor para o Vasco jogar a série B ano que vem e fazer como Palmeiras, Grêmio e Botafogo: se organizar politicamente e voltar a brigar pelos primeiros lugares.
E como flamenguista: tomara que caiam!


Diga lá, quase enganei com toda essa baboseira, né?

Nenhum comentário: