quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

De onde mais se espera...

Como não poderia deixar de ser, farei o último post de 2009 abordando mais uma vez o tema trânsito.

Levei bastante tempo pra pensar e analisar fatos e situações até, enfim, chegar a idéia final do texto.

Desta vez, falarei sobre os táxis. Sim, sim, aqueles carros que transportam passageiros e cobram absurdos por isso. Mas tem gente que não consegue andar de ônibus, então eles faturam.

Não sei se já observaram, mas a raça taxiana está acima de qualquer lei de trânsito: não dão seta para entrar, ultrapassam pela direita, atravessam sinal vermelho, param em qualquer lugar...

Esses dias estava dirigindo quando avistei um carro amarelo no meu retrovisor. Ele estava longe, mas eu já sabia que faria alguma burrice. Como sempre, dirijo perto do limite de velocidade da via. Comecei a reparar que ele se aproximava neuroticamente. Parecia um foguete sobre rodas. O tráfego não chegava a ser intenso, mas tinham muitos carros circulando naquele momento.

Como já era de se esperar, o cidadão veio costurando todos os demais carros e se jogou na minha frente, antes de freiar bruscamente e fazer uma curva sem sinal de seta e com uma luz de freio que não funcionava.

Isso me levou a uma reflexão: por que os trabalhadores do trânsito não cuidam dele?
Vamos pensar... Ao chegar na sua casa você entra com o tenis cheio de lama ou tira e entra de meia? E quando vai para o seu quarto, joga a roupa no chão ou guarda em algum lugar?
Por mais desorganizado que você seja, tenho plena certeza de que zela pelo ambiente em que vive. Seria legal transforma-lo num inferno?

Pois é. É exatamente isso que os taxistas fazem: transformam seu local de trabalho no pior lugar da cidade. E talvez por isso mereçam muitas vezes serem afastados por disturbios psicológicos.
A desculpa é sempre a mesma: o trânsito é um caos! Mas se pararmos para analisar, são poucos os carros de passeio que fazem o que os táxis fazem. Até porque, acredito eu, a raça dos carros amarelos se julga melhor no quesito dirigir do que os demais portadores da CNH.

Desejo a todos vocês um feliz 2010, repleto de felicidades!
Não esqueçam do nosso blog.. As férias prometem muitas histórias....

Até!

Nenhum comentário: