sábado, 12 de dezembro de 2009

Flamengo Penta ou Hexa?

Cansei de discutir com pessoas que não sabem absolutamente nada de futebol que o Flamengo é Hexacampeão, e não penta! E vamos ver o porquê:

Em primeiro lugar, se você é o tipo de pessoa que diz que o Flamengo é penta porque tem um título lá que ele não ganhou, pare de discutir. Pior que falar bobagem é não saber nada sobre o assunto!

Voltemos agora ao ano de 1987. O que aconteceu?
  • Platoon ganhou oscar de melhor filme;
  • Acidente radioativo em Goiânia;
  • A guerra fria apontava para seu fim;
  • A Alemanha já tratava de sua reunificação;
  • Nelson Piquet sagra-se tricampeão mundial de F1;
  • Flamengo conquista seu tetracampeonato brasileiro.
Mas então por que raios dizem que o título do Flamengo não valeu?!
Fazendo um rápido paralelo, em 2000 a CBF tinha problemas na justiça e disse que não poderia fazer o Campeonato Brasileiro (chamaremos de CB, por simples economia) daquele ano. Pediu então ao Clube dos 13 (C13) que organizasse a competição, a qual foi vencida pelo Vasco da Gama.
Agora, se em 2000 a CBF ainda era tão desorganizada, imagine você como era 13 anos antes. Uma verdadeira zona. Em 1986 o CB teve 44 clubes (atualmente são 20). Times como Sobradinho, Joinville, Sergipe, Tuna Luso, Piauí e Alecrim (sic), entre muitos outros, faziam parte da elite do futebol nacional.
Os clubes grandes estavam fartos de ter que se deslocar para cidades distantes, verem os craques da seleção brasileira sendo surrados em campo e ainda serem obrigados a aceitar isso.

Em 1987 a CBF disse que não poderia fazer o CB daquele ano por falta de dinheiro. Os maiores clubes do país se juntaram e organizaram o C13, que conseguiu patrocínios e uma formula decente, com 16 clubes (os 13 e mais 3 convidados). Lembrem-se: hoje o campeonato conta com 20 clubes.
Surgiu então o que foi chamado de Copa União. E, pelo acordo, seu campeão seria reconhecido pela maior entidade do futebol brasileiro e seu vice faria companhia ao primeiro colocado na Copa Libertadores da América de 1988.

Mas, como diria Joseph Klimber, a vida é uma caixinha de surpresas. E, de repente, a CBF resolveu organizar o campeonato brasileiro (sabe-se lá como) e impôs que o campeão e vice da Copa União teriam que jogar contra o campeão e vice do CB, que contava com os times da segunda divisão do ano anterior mais aqueles que não foram convidados a participar da Copa União.

Em decisão do C13, foi definido que ninguém aceitaria isso. Começou a guerra política. E quem pagaria o pato? O campeão e o vice, óbvio. E assim foi feito.
Flamengo sagrou-se campeão da Copa União e o Internacional foi vice, num jogo que contou com mais de 90 mil espectadores e foi vencido por 1 a 0 pelo clube carioca, em pleno Maracanã.

Já o campeonato organizado pela CBF teve a final entre Sport e Guarani. A partida foi para a decisão por penalties. Quando estava 11x11, os dirigentes presentes em campo se reuniram e decidiram encerrar a disputa e dividir o título. Sim, sim. Pare aqui, visite o google e confirme a história.

Então, Flamengo jogaria com o vice (que não existiu) e Inter com o campeão (como se haviam dois campeões?) da segundona daquele ano.

Seguindo a proposta política do C13, que não queria se ver enfraquecido diante dos mandos e desmandos da CBF, Flamengo e Inter deram férias aos seus jogadores e foram curtir a vida, com a plena certeza de que eram campeão e vice do brasileirão.

Mas a vida é uma caixinha de surpresas. A CBF obrigou Sport e Guarani a irem a campo, tanto em suas cidades como no Rio e em Porto Alegre só para oficializar o WO.
E depois esses times fizeram a final (já em 1988), com o Sport campeão e Guarani vice.

E foi assim que aconteceu.
Deixo, por fim, três vídeos:
http://tiny.cc/qpAu9 - Programa Juca entrevista e
http://tiny.cc/MS36V - Eurico Miranda, presidende do Vasco.
http://tiny.cc/duWSI - Presidente do Clube dos 13 na época (e presidente do São Paulo).

Agora sim. Se você quiser discutir o campeonato, arrume bons argumentos. Não caia no erro de falar bobagem, ok?!


Até o próximo post!

Um comentário:

Larissa disse...

O Título é do Flamengo! Real campeão do antigo Módulo Verde, referente à Primeira Divisão do Campeonato, enquanto o Sport foi campeão do Módulo Amarelo = Segunda Divisão, porém, essa CBF é uma verdadeira bagunça, se bobiar, é mais corrupta que o Congresso Nacional (e olha, que esse é páreo duro!).
Mas, o importante é que o Flamengo ganhou e calou a boca de muita gente! Tenho orgulho do meu time pela sua raça e espírito guerreiro, assim como a sua torcida!

"Ser Flamengo é uma emoção diferente.
Quem é sabe. Quem não é, não entende."

=)